Manutenção do Ar-Condicionado Automotivo

Como fazer a manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado do carro além de ser um item de conforto desempenha também funções de segurança ajudando a desembaçar os vidros em dias chuvosos e principalmente em grandes cidades permite trafegar com os vidros fechados, o que ajuda a evitar assaltos. Também purifica o ar da cabine , filtrando as impurezas.

Mas para que estes benefícios possam ser percebidos em sua plenitude é necessário uma correta manutenção do ar-condicionado. Vamos começar pelo itens rotineiros que é a troca do filtro de cabine (filtro do ar-condicionado) e a higienização do sistema que pode ser realizada pelo processo de oxi-sanitização.

Quando o ar-condicionado perde a eficiência a primeria coisa que vem a cabeça é que o gás acabou ou ficou velho. O gás não fica velho, mas se o ar esta ineficiente procure um especialista.

Em caso de vazamento é necessário retirar todo o gás do sistema para depois completá-lo com um gás novo na quantidade recomendada e com o gás especifico para cada sistema. Atualmente a maioria dos veículos utiliza o gás r134a.

Aqui na Mais Lube a substituição do gás custa em torno de R$250,00, pois envolve a retirada do gás, o procedimento de vácuo e na sequência a reposição do gás.

Mas, outros problemas podem causar o mau funcionamento ou o baixo desempenho do ar-condicionado, tais como vazamentos e entupimentos.

Neste caso o valor pode variar muito, pois envolve o trabalho de identificação do defeito e posteriormente o conserto ou reposição da peça danificada além de todo o processo para inserir o gás no sistema.

Caso o problema seja no evaporador o valor da manutenção costuma ser elevado, pois a peça fica em um local de difícil acesso que normalmente demanda a desmontagem do painel.

Se precisar, agende um horário para a realização da manutenção.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *