Quando Trocar o Fluído da Transmissão

Quando trocar o fluído do câmbio automático?

Existem muitas dúvidas em relação ao período de troca do fluído da transmissão e por isto este assunto gera muita polemica.

Aqui na Mais Lube recomendamos a troca entre 40.ooo km e 70.000 km e de forma preventiva recomendamos a substituição inclusive dos chamados fluídos “lifetime”, quando as montadoras informam que não há necessidade de troca do óleo do câmbio automático.

Veja o que disse o Sr. Mário Sérgio da Mariomatic, oficina especializada em manutenção de transmissões automática de São Bernardo do Campo, SP para o Auto Esporte:

"Independente do que os fabricantes recomendam para as trocas, prefiro o máximo de 30 mil km rodados (com fluido mineral) e, para os sintéticos, até 50 mil km. Rodar mais do que isso pode sair caro. O desgaste de componentes internos, como os discos de fricção, engrossam o fluído. Se ele já está escuro, é sinal de contaminação e de que já perdeu suas propriedades lubrificantes. Daí, filtros internos entopem e o lubrificante não circula bem pela transmissão. Neste estágio, o condutor percebe perda de rendimento, trepidações ao arrancar e nas trocas de marchas."

Mario Sérgio da Mariomatic

Outro item importante é o liquido de arrefecimento do motor, popularmente conhecido como água do radiador. Além de refrigerar o motor, ele também é responsável por ajudar a reduzir a temperatura do fluído da transmissão  automática. Fique atento a manutenção do sistema de arrefecimento. Consulte-nos.

Conclusão

De forma preventiva recomendamos a troca do fluído do câmbio automático entre 40 mil e 70 mil km.

Aqui na Mais Lube utilizamos um equipamento (máquina) especifico que permite a troca de 100% do fluído. Para que o trabalho fique perfeito sempre que o acesso for possível trocamos os filtros e juntas e retiramos e limpamos o carter da transmissão.

Como todos sabem a manutenção de um câmbio automático é demorada e cara, então acreditamos que a prevensão é o caminho mais inteligente.

Espero ter ajudado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *