Troca do Fluído de Freio

Troca do fluído de freio com equipamentos apropriados (sangrador) e mão de obra qualificada. Dedicamos especial atenção a este importante item de segurança.

Fluído de freio baixo ou contaminado pode comprometer a capacidade de frenagem do veículo. Para saber como esta o fluído de freio do seu carro venha hoje para uma verificação gratuita do fluido de freio com um de nossos técnicos e saiba como proceder.

Para que Serve o Fluído de Freio

O Fluído de freio tem a função de transferir a força aplicada no pedal de freio até as pastilhas e sapatas que trabalham em conjunto com discos e tambores de freio, além de manter limpo e lubrificado o sistema.

Com o tempo o fluído de freio absorve umidade e fica contaminado com cobre. Este é um sinal de que o fluído deve ser substituído, pois pode causar corrosão prematura e deterioração dos componentes do sistema de freio. Nestes casos a capacidade de frenagem do seu veículo ficará comprometida.

O fluído de freio é  higroscópico, ou seja com tempo ele absorve umidade do ar, com isso perde as propriedades e torna-se ineficiente.

O que é DOT3, 4 e 5

O fluido de freio é classificado em DOT3, DOT4 e DOT5 a diferença basicamente é o ponto de ebulição sendo (205C; 230C; 250C graus celsius).
Pode ser feito um upgrade do DOT3 para o DOT4 ou DOT5 mas jamais o contrario.
Um bom fluído de freio deve ter baixa taxa de compressão e alto ponto de ebulição, ou seja precisamos de uma resposta rápida ao pisar no pedal e a garantia que o fluído irá suportar altas temperaturas para que não ferva.

Quando Trocar o Fluído de Freio

  • Quado exceder o tempo recomendado no manual do proprietário;
  • Quando notar uma diminuição da capacidade de frenagem do veículo.